Implementando um novo serviço no app iBar

Sobre o app

O iBar é uma fintech canadese B2B2C voltada para o mercado de entretenimento. Tem como objetivo tornar bares e baladas mais lucrativos, diminuindo o desperdício e confusão na operação, além de tornar a experiência de ir em uma balada mais divertida, abolindo filas de espera e estress no processo de pagamento.

O desafio

Toronto estava aos poucos reabrindo bares e restaurantes e como a vacinação estava promissora por lá, esperavam reabrir baladas ainda no ano de 2021. Por isso, o time do iBar queria lançar um novo produto: Bottle Service (Serviço de Garrafa).

O Bottle service consiste na venda de uma garrafa “premium” de bebida. A compra do serviço de garrafa normalmente inclui uma mesa reservada para a festa do cliente e ornamentos na entrega da bebida (como velas que brilham).

Assim, nosso desafio foi implementar o Bottle service no app do iBar.

Bate papo com stackholder

Para entendermos melhor o contexto e às demandas, fizemos uma reunião com a criadora do iBar. Foram apresentados os seguintes requisitos para o projeto:

A pessoa usuária precisa ter uma conta no iBar para utilizar o bottle service. Assim é possível nos resguardar quanto a idade legal.

No fluxo da escolha da garrafa a pessoa usuária precisa ter acesso aos detalhes do serviço, tais como: valor, quais acompanhamentos disponíveis e a quantidade de pessoas que o local da reserva acomoda.

O processo de discovery

Discutimos o briefing e elaboramos uma Matriz CSD.

Após a realização da Matriz CSD, criamos um roteiro de entrevista semi estruturada e entrevistamos cinco pessoas que utilizam o iBar.

A partir dessas entrevistas tivemos os seguintes insights:

  • Os contextos de compra do Bottle Service são momentos de ostentação, comemorações de trabalho ou datas especiais;
  • Existe a demanda de dividir a conta com amigos;
  • Geralmente a compra é pensada com certa antecedência.

Posteriormente, criamos uma Persona, baseada nos entrevistados e nas informações coletadas na entrevista.

Com o objetivo de nortear nossos Requisitos de negócio e Jornada do usuário, fizemos uma Análise competitiva com os principais concorrentes do iBar.

A partir desse comparativo, fizemos uma Análise SWOT do iBar, já pensando nas oportunidades identificadas na análise anterior:

Após essas duas análises, elaboramos a jornada do usuário:

Após o entendimento de todas essas análises, elaboramos a Arquitetura da informação, pensando em todos os requisitos para a compra do Bottle service e das oportunidades observadas.

Vale ressaltar que para fazer o cadastro inicial no app, não é obrigatório o cadastro de dados de cartão de crédito, apenas dados de identidade para garantir que a pessoa seja maior de idade.

Caso os convidados ainda não tenham conta no iBar, os mesmos receberão um SMS ou um e-mail com o link para baixar o app e realizar o cadastro, para então poder finalizar a operação de divisão de conta.

PROTÓTIPO DE ALTA FIDELIDADE

Desenvolvemos esse protótipo de alta fidelidade nos atentando para as seguintes oportunidades observadas:

Proporcionar fácil acesso à baladas que têm Bottle service.

Antes de finalizar a compra, deixar claro para a pessoa usuária qual a garrafa escolhida, os acompanhamentos e a localização da mesa reservada.

Ter a possibilidade de dividir a conta com os amigos.

Aprendizados e desdobramentos:

Esse foi o nosso MVP, como otimizações pensamos nos seguintes tópicos:

Seria interessante se o iBar atendesse outras cidades além de Toronto;

As baladas podem disponibilizar um mapa de mesas, assim a pessoa usuária pode escolher com mais precisão o lugar que deseja.