Sobre o app
O iBar é uma fintech canadese B2B2C voltada para o mercado de entretenimento. Tem como objetivo tornar bares e baladas mais lucrativos, diminuindo o desperdício e confusão na operação, além de tornar a experiência de ir em uma balada mais divertida, abolindo filas de espera e estress no processo de pagamento.
O desafio
Toronto estava aos poucos reabrindo bares e restaurantes e como a vacinação estava promissora por lá, esperavam reabrir baladas ainda no ano de 2021. Por isso, o time do iBar queria lançar um novo produto: Bottle Service (Serviço de Garrafa).
O Bottle service consiste na venda de uma garrafa “premium” de bebida. A compra do serviço de garrafa normalmente inclui uma mesa reservada para a festa do cliente e ornamentos na entrega da bebida (como velas que brilham).
Assim, nosso desafio foi implementar o Bottle service no app do iBar.
Bate papo com stackholder
Para entendermos melhor o contexto e às demandas, fizemos uma reunião com a criadora do iBar. Foram apresentados os seguintes requisitos para o projeto:
A pessoa usuária precisa ter uma conta no iBar para utilizar o bottle service. Assim é possível nos resguardar quanto a idade legal.
No fluxo da escolha da garrafa a pessoa usuária precisa ter acesso aos detalhes do serviço, tais como: valor, quais acompanhamentos disponíveis e a quantidade de pessoas que o local da reserva acomoda.
O processo de discovery
Discutimos o briefing e elaboramos uma Matriz CSD.
Após a realização da Matriz CSD, criamos um roteiro de entrevista semi estruturada e entrevistamos cinco pessoas que utilizam o iBar.
A partir dessas entrevistas tivemos os seguintes insights:
- Os contextos de compra do Bottle Service são momentos de ostentação, comemorações de trabalho ou datas especiais;
- Existe a demanda de dividir a conta com amigos;
- Geralmente a compra é pensada com certa antecedência.
Posteriormente, criamos uma Persona, baseada nos entrevistados e nas informações coletadas na entrevista.
Com o objetivo de nortear nossos Requisitos de negócio e Jornada do usuário, fizemos uma Análise competitiva com os principais concorrentes do iBar.
A partir desse comparativo, fizemos uma Análise SWOT do iBar, já pensando nas oportunidades identificadas na análise anterior:
Após essas duas análises, elaboramos a jornada do usuário:
Após o entendimento de todas essas análises, elaboramos a Arquitetura da informação, pensando em todos os requisitos para a compra do Bottle service e das oportunidades observadas.
Vale ressaltar que para fazer o cadastro inicial no app, não é obrigatório o cadastro de dados de cartão de crédito, apenas dados de identidade para garantir que a pessoa seja maior de idade.
Caso os convidados ainda não tenham conta no iBar, os mesmos receberão um SMS ou um e-mail com o link para baixar o app e realizar o cadastro, para então poder finalizar a operação de divisão de conta.
PROTÓTIPO DE ALTA FIDELIDADE
Desenvolvemos esse protótipo de alta fidelidade nos atentando para as seguintes oportunidades observadas:
Proporcionar fácil acesso à baladas que têm Bottle service.
Antes de finalizar a compra, deixar claro para a pessoa usuária qual a garrafa escolhida, os acompanhamentos e a localização da mesa reservada.
Ter a possibilidade de dividir a conta com os amigos.
Aprendizados e desdobramentos:
Esse foi o nosso MVP, como otimizações pensamos nos seguintes tópicos:
Seria interessante se o iBar atendesse outras cidades além de Toronto;
As baladas podem disponibilizar um mapa de mesas, assim a pessoa usuária pode escolher com mais precisão o lugar que deseja.